Fichas de leitura
Ficha de Leitura 1
Referência Bibliográfica: Abreu, F., & Dumont, L. M. M. (2021). Adolescentes e mediação da leitura em biblioteca escolar. Em Questão, 1(27) 388-402.
Palavras- Chave: Mediação da leitura; Adolescentes; Biblioteca escolar; Leitor crítico; Colaboração bibliotecário- professor; Clubes de leitura
Breve resumo do texto:
O presente texto de Abreu & Dumont (2021), consiste na realização de uma pesquisa que permita compreender as ações de mediação e de incentivo à leitura realizadas por parte das bibliotecas escolares. Estas ações pretendem assim chegar aos adolescentes e consequentemente formar leitores. Deste modo, o principal objetivo do estudo foi analisar o trabalho do bibliotecário, e o que este desenvolve com o intuito de formar cidadãos críticos e com gosto pela leitura.
Desenvolvimento:
Este estudo apresenta numa fase inicial uma fundamentação teórica como forma de introduzir diferentes temáticas, como a questão da leitura e do leitor, mas sobretudo o processo de mediação da leitura e a importância da colaboração entre o professor e o bibliotecário. No que diz respeito à mediação na leitura, Abreu & Dumont referem algumas ideias chave de Almeida (2007). Este considera que a mediação na leitura é um termo que ainda não assenta completamente à biblioteconomia. Neste sentido considera que a leitura é um processo individual, em que o leitor retira as suas próprias conclusões, ou seja, " a leitura pressupõe a introjeção de conhecimentos próprios, exclusivos e sob a perspetiva única do sujeito leitor, o significado da palavra mediar ainda necessita de melhor adequação à ação da leitura" (Abreu & Dumond, 2021, p. 397). A mediação da leitura não deve ser um processo facilitador, isto é, dar aos utilizadores todos os recursos e conhecimentos necessários, mediar significa intervir para aproximar, conhecer e apropriar conhecimento. Para os autores, torna-se ainda essencial apresentar a perspetiva de Almeida Júnior e Bortolin, que destacam o papel do mediador, considerando que este deve primeiramente ser um leitor ativo, atento e desprendido de preconceitos. Este pode também ter um duplo papel tanto de mediador como de mediando, sendo capaz de o viver de forma enriquecedora. Para a mediação da leitura, é destacada a importância do papel do bibliotecário, visto que este não tem apenas o papel de facultar livros e documentos, mas sim de orientar na leitura. O bibliotecário não deve assim atuar sozinho, este deve contar com a colaboração do professor, visto que como agentes de impacto na comunidade escolar, devem trabalhar em conjunto permitindo assim aos alunos uma aprendizagem completa. Deste modo, deve existir uma boa relação entre o bibliotecário e o professor, visto que são responsáveis pelo processo de leitura: o professor por proporcionar condições para esse processo, e o bibliotecário que proporcionará que este desenvolva as suas capacidades e que as coloque em prática.
Reflexão Crítica:
O presente texto escolhido para a realização do enquadramento teórico sobre a mediação da leitura em bibliotecas escolares, foi de facto de grande importância para o conhecimento de novos conceitos. Alguns conceitos sobre o processo de mediação da leitura, a importância do papel do bibliotecário, e sua colaboração com os professores ficaram mais claros depois da leitura do artigo. A biblioteca como um espaço de aprendizagem deve incentivar os utilizadores a novos hábitos de leitura, e daí a importância do bibliotecário no processo de mediação. No geral, o texto permitiu entender o impacto da mediação da leitura nos alunos como um processo intencional e orientado para ajudar no desenvolvimento de competências de pesquisa e interpretação, assim como num maior interesse e prazer pela leitura. O papel mediador da leitura, pode ser desempenhado por um bibliotecário ou professor, que através das suas experiências pode guiar os alunos, mas também aprender com eles. Em todo o processo de aprendizagem, o artigo lido e o enquadramento teórico apresentado, permitiram não só aprender, como também adquirir um sentido crítico em relação à mediação e ao papel do bibliotecário, que ajudarão no estágio e num futuro profissional.
Ficha de Leitura 2
Referência Bibliográfica: Sabino, M. (2008). Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista Iberoamericana de Educación, 45(5), 1-11
Palavras- Chave: Promoção de leitura, leitura reflexiva, hábitos de leitura, estratégias
Breve resumo do texto:
O presente texto de Sabino (2008), tem como principal temática a importância educacional da leitura e a definição de estratégias para a promoção da leitura. Deste modo, esta defende a leitura como uma estratégia essencial para a aquisição de novos conhecimentos e para o desenvolvimento de competências de análise e pensamento crítico. A autora aborda aspetos como os benéficos de uma leitura reflexiva, a importância da escola e da família no processo de promoção da leitura, a organização da leitura nas escolas, entre outros.
Desenvolvimento:
O texto de Sabino (2008), inicia-se com uma apresentação muito simples do conceito de leitura, e como este é um processo essencial para o desenvolvimento de todos os seres humanos. Através de uma leitura reflexiva, o leitor tem a oportunidade de adquirir conhecimento que o ajudam no seu desenvolvimento cognitivo, como por exemplo, na aplicação de conhecimentos em novas situações, na análise crítica de artigos, na síntese e nos atos e factos. Por essa razão, a leitura permite-o ver o mundo de uma outra perspetiva e até despertar para as problemáticas e desafios que a sociedade onde se insere enfrenta. A autora acredita que a criação de hábitos de leitura deve existir desde cedo, primeiramente através da contação de histórias, e mais tarde através da análise de documentos e interpretação dos mesmos. A leitura passa então de automática e sem sentido, a reflexiva e com sentido. A família e a escola devem fazer um trabalho colaborativo com o intuito de ajudar a criança a desenvolver gosto pela leitura, através da definição de estratégias que o permitam, como por exemplo, a escolha de livros adequados à sua faixa etária e aos seus interesses e o levantamento de questões e momentos para refletir. A leitura pode apresentar diferentes finalidades, dependendo daquilo que o indivíduo define, pode ser pelo simples prazer da história, pela procura de informação, ou até mesmo pela aquisição de conhecimento e produção de um texto.
Reflexão Crítica:
O texto proposto para leitura sobre a importância educacional da leitura, em especial o papel da escola e da família na promoção da leitura, permitiu explorar novos conceitos, alguns ainda não abordados. Assim sendo, ficou clara a ideia da leitura como um processo essencial ao desenvolvimento humano e cognitivo e também na aquisição de conhecimentos. Além da aquisição de conhecimentos, importa que as crianças e jovens desenvolvam capacidade de análise crítica, e sistematização das informações recolhidas. A leitura desde cedo trará vantagens para o futuro, pois quando em adultos terão hábitos de leitura consolidados e gosto por o que lêem. É neste sentido, que a família e a escola devem criar uma relação colaborativa, com o intuito de garantir a promoção de hábitos, e de interesse pela descoberta e exploração do livro. Uma leitura como um processo ao longo da vida, é um dos instrumentos mais poderosos do ser humano, pois permitirá abrir novos horizontes e descobrir novas perspectivas do mundo.
No geral, o texto foi de fácil compreensão, permitindo compreender todos os conceitos de forma clara, através de uma boa divisão de subtópicos. A autora procurou apresentar algumas perspectivas de outros autores, mas sobretudo procurou apresentar as suas próprias visões da leitura e do impacto que esta tem junto dos indivíduos.
