Questões éticas
Relativamente às Questões Éticas, estas permitem ao investigador estabelecer um conjunto de objetivos, princípios e orientações éticas. Para que seja possível estabelecer esses princípios, é importante ter em conta Carta Ética para a Investigação em Educação e Formação (CEIEF), que tem como principal finalidade, "indicar um conjunto de orientações sistematizadas sobre estes aspetos, sucintamente apresentada e abrangentes, que sirvam de referencial à investigação"(CEIEF, 2016, p. 1). Deste modo, foram definidas cinco questões que irão orientar antes, durante e após o estágio curricular. A primeira questão diz respeito ao Consentimento informado, este consiste na formulação de um documento que recolhe a autorização de dados ou imagens durante atividades e períodos de pesquisa/investigação. Esse documento, deve conter todas as informações sobre os objetivos do projeto ou investigação, e outras informações essenciais, como por exemplo, " dados a serem recolhidos e divulgados, modalidades e tempos requeridos no envolvimento dos participantes, e eventuais contrapartidas que o investigador se compromete a oferecer", (CEIEF, 2016, p.3). Neste sentido, deve-se ter em conta a questão da Confidencialidade e privacidade, esta está relacionada com a proteção de informações pessoais dos participantes. Através desta, irei comprometer-me em não divulgar informações pessoais sem o consentimento dos participantes, e por isso os dados recolhidos serão só e apenas utilizados no relatório escrito. Caso não seja dada autorização para divulgar essas informações, garantirei o garantir o anonimato dos participantes, como forma de respeitar a sua privacidade. Além disso, terei sempre em conta todos os documentos partilhados pela instituição, pedindo sempre a autorização da responsável para a utilização dos mesmo no relatório final. A terceira orientação ética tem por base o Plágio e falsificação, em que quem investiga deve fazer uma pesquisa clara e rigorosa, garantindo que aquilo que apresenta é da sua autoria. Este não deve plagiar ou falsificar os dados que recolhe. Por essa razão, durante e após o estágio farei um trabalho claro e da minha autoria, referenciando sempre os todos os autores lidos, e deste modo, não apresentar as suas perspectivas e teorias como minhas. Em seguida, defini como questão ética essencial, a Responsabilidade e profissionalismo, que dá oportunidade ao investigador de garantir perante a instituição ou participantes, o cumprimento de todos os parâmetros ou datas estipuladas. Durante o estágio curricular, comprometo em realizar todas as tarefas e atividades propostas com maior sentido de responsabilidade e profissionalismo. Irei esforçar-me para desempenhar o que me for proposto como forma de responder à confiança que me foi depositada, cumprindo as tarefas propostas no tempo estipulado. É importante reforçar também a questão da pontualidade e assiduidade, para não falhar para com aqueles que deram a oportunidade de estar ali. Por fim, temos também a questão do Respeito, em que o indivíduo deve ter consideração por todos os participantes e pessoas que o rodeiam, para que estas se sintam não só respeitadas, como valorizadas. Assim sendo, para um trabalho em harmonia, será importante valorizar e respeitar toda a equipa da RBE, o trabalho que realizam e por todas as bibliotecas e utilizadores pertencentes à rede.